SHABBAT

Banner Maker

O SHABBAT

Por: galiza-israel.blogspot

 Origens

O Sábado, provavelmente tem as suas origens em torno da época do Êxodo do Egito, quando o povo hebreu, sem raiz e não organizado, ouviu dos Dez Mandamentos pela primeira vez. Ele nos foi impresso quando crianças como o mais importante das festas. Como todas as datas hebraicas, o Sábado começa à noite, como os dias estão descritos na história de criação do Gênesis. "E era noite e era manhã, o primeiro dia", etc. Essa celebração é uma combinação dum marco no fim de cada semana de sete dias mais um dia periódico de repouso, sendo marcado por atividades religiosas.

A unidade de sete dias, pode ser que venha duma antiga crença no sete como um número feliz, junto com a lembrança de que o povo da Mesopotâmia (agora Iraque) marcava na sua vida de negócios um quarto de um mês lunar, um período de aproximadamente sete dias.

Possivelmente, o nosso antepassado Moisés, desesperado para conseguir um pouco de alívio para os duramente pressionados escravos do antigo Egito, inventou o dia de repouso. Misturou-o com a idéia de veneração duma especial Deidade, a qual considerou o real regente do povo hebreu. A idéia do período de sete dias e do dia semanal de descanso estendeu-se dos antigos hebreus aos cristãos e moslins no mundo moderno. De todos os grandes religiões e hoje, creio que só essas três têm esse dia semanal especial. Nos dias quando muita gente realmente não sabia numerar, a enumeração dos sete dias, pode ser que foi feita acendendo diariamente mais uma vela no candelabro de sete braços, o qual estava no primeiro grande Templo de Jerusalém.

Os rituais religiosos do Sábado são como segue:

As sinagogas têm um curto serviço público perto do pôr do sol na sexta-feira, mas isso é secundário referente ao serviço familiar no lar. Na ceia, com um par de velas, o vinho é servido, e, de costume, dois pães, tudo num limpo pano branco. A mulher da casa cobre seus olhos quando acende as velas e profere uma benção. Cobrir seus olhos pode ser uma indicação de que essas luzes são para celebração, não para iluminar o quarto. Os dois pães podem representar a quantidade dupla de maná que os hebreus coletavam no deserto de Sinai no dia antes do Sábado, assim que não precisavam sair para colher no dia de repouso. O pano limpo, as velas, a comida a melhor possível – tudo isso marca o dia. Na Polônia, antes da Segunda Guerra Mundial, milhões de judeus viviam na horrível pobreza do shtetl (uma aldeia pequena). Tinham muito poucos alimentos, poucas velas, e pouco o que estava limpo. Tudo de melhor estava muitas vezes salvado para a ceia do Sábado.

A benção de abertura das vésperas do Sábado pode ser traduzida como "Agradecemo-Te, Senhor, nosso Deus, Rei do universo, Que nos santificas com Teus mandamentos e ordens de acender as luzes do Sábado." Seguem mais duas outras benções, uma para o vinho, outra para o pão (ou seja para os alimentos em geral).

O coração de orações judaicas é sempre uma mistura de agradecimento e louvor para o Autor de todas as benções. Depois da refeição há mais benções, cantos de louvor e canto de passagens dos Salmos. O líder pode ser qualquer homem ou mulher, mas de costume é o pai ou a mãe da família. De acordo com um mando da Toráh, os judeus são tidos para ser uma Nação de Sacerdotes, assim que qualquer adulto(a) pode prestar qualquer serviço religioso. Nas modernas Congregações progressivas, a mulher pode conduzir qualquer serviço, mas os judeus ortodoxos não permitem isso nas suas Congregações.

Os maiores rituais da semana tomam lugar na manhã do Sábado. Entre as orações prescritas, uma parte da Toráh é lida de alta voz à congregação, seguida por uma parte dos livros posteriores à Tanack e B’rit Hadashah (Bíblia Hebraica e Novo Testamento Judaico). Nestes serviços, os homens todos cobrem a sua cabeça e vestem um xale franjado, chamado de talít. Nas mais ortodoxas congregações, todas as funções e o cantar são exercidas por homens, mas mulheres tomam o seu lugar nas mais progressivas e modernas assembléias. As coberturas para a cabeça e as leituras bíblicas, em grande parte, podem ser traçadas claramente aos dias quando Ezra conduziu os exilados de volta de Babilônia a Jerusalém, cerca 600 anos antes da Era Comum.

O trabalho está proibido neste dia, mas não há definição clara do que é trabalho. Alguns proíbem carregar dinheiro, ou o gastar, ou andar de veículo. Outros tentam a excluir a labuta diária e o ganho da sua vida. Falar com a família, visitar parentes, estudo da Bíblia – tudo isso é conveniente para o dia sagrado. Alguns judeus jogam jogos alegremente ou escrevem cartas, enquanto outros pode ser que vejam tais actividades como contrárias ao espírito do dia. Certamente é entendido como uma pausa na labuta diária e da procura e encontro duma intimidade quase exclusiva com D’us.

Anúncios

About EL HINCHA Mag Cal Cauvin Calvinista Inclusivo

Protestante por consciência calvinista e zuingliana, um teísta remanescente (cristão integrado na Oholyáo de YÁOHU UL) antinominiano ecuménico e inclusivo (agostiniano, espiritualidade carmelita dos descalços, espiritualidade montfortina, espiritualidade dos presbiteranos liberais da PCUSA: http://www.pcusa.org/, cristianismo redivivo; atento às notícias da ciência hodierna, sempre numa perspectiva inclusiva de todos os Yaoshorulitas e demais seres relacionais) por a absoluta graça do Soberano YÁOHU UL da História e da legenda. Protestante reformado (Baptista particular), cheunguiano (Vincent Cheung, vide: http://robertovargas-make.blogspot.com/2010/08/da-interpretacao-de-textos.html), pós-milenista bíblico, preterista parcial, reconstrucionista(herancareformada.blogspot.com/ 2010/02/o-teonomismo-implicacoes-teologicas.html), teonomista (dominionista), pressuposicionalista, supralapsariano (http://www.monergismo.com/textos/predestinacao/infra_supra_phil.htm), tudo em desenvolvimento; reformar sempre a reformar. Sempre a reformar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s