Iván RománNo que se ama, escreveu Agostinho, num pensamento célebre que passará à mais recuada posteridade, ou que não se sofre ou se sofre; esse sofrimento é amor“.

Neste blogue/livro/manual particularmente inspirei-me nos versos da estrofe XXVIII do Cântico Espiritual do místico católico João da Cruz:

“A minha alma pôs a sua acção,

E toda a sua riqueza ao seu dispor,

Já não sou a guarda do rebanho,

No futuro, só tenho uma ocupação,

A Minha única ocupação é o amor”.

O grande doutor místico também escreveu: “Quando a alma atinge um certo grau deste amor solitário, seria de grande dano, para ela […], querer, ainda que fosse apenas por alguns instantes, ocupá-la em negócios e obras exteriores, sejam de que importância forem. Em definitivo, nós só fomos criados para este amor. Certos espiritualistas dão preferência à actividade e julgam poder conquistar o mundo pela pregação e obras exteriores. Pois bem, que pensem nisto: prestariam muito maior serviço à [Sociedade, às Instituições, às ONG’s], tornar-se-iam muito mais agradáveis ao [Hashem] se empregassem só metade de tempo assim gasto, para se conservarem em oração diante de D-us. Porque então, fariam mais e melhor com muito menos trabalho, e fariam mais com uma acção que com mil, graças ao merecimento da oração e às forças espirituais que dela dimanam. Agir doutro modo é malhar em ferro frio, é fazer pouco mais do que nada, às vezes absolutamente nada, ou mesmo fazer mal. Exteriormente a actividade parece conseguir alguma coisa, mas em substância será um nada, visto como uma obra só é boa com a virtude do Eterno”.

Por isso este blogue será uma só oração: qualquer nova entrada pertinente para os calvinistas ou outros crentes será inserida ou nos artigos/categorias/páginas já existentes. Em vez de dispersar vamos centralizar para facilitar o acesso ao leitor. Fiquem bem. Graça e Paz.

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s